sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Início do 106º Campeonato e a Sugestão Para o Próximo Ser Mais Justo.

Palavras do Fundador.
Juntei as moedas remanescentes de 2011 e uns trocados de 2012 e adquiri mais um lote de revistas do Bonsucesso Futebol Clube, que serão incorporadas ao meu acervo. As revistas são: Edições nº 1(maio) e 2 (junho) da Revista Rubro-Anil de 1938; Edições de Janeiro e Fevereiro de 1970 da Revista Bonsucesso e Edição Nº 1 da Bonsucesso Futebol Clube em Revista de 1983. Logo os torcedores e simpatizantes do Bonsucesso estarão conhecendo um pouco mais da história de nosso querido clube na Folha Rubro-Anil.
Amanhã será iniciado o 106º Campeonato Fluminense. É o melhor nome que se pode dar a um campeonato que já foi Carioca (da gema) e se transformou em Estadual e que hoje vive sob o nome fantasia de Carioca.
Desde 1929, será o 57º campeonato do Bonsucesso com a participação dos “grandes da elite”. Somando todas as disputas de 1ª divisão do Rubro-Anil da Leopoldina desde 1916, será 62º campeonato do Cesso. Desde 1918 o Bonsucesso participa de campeonatos oficiais das Ligas e Federações sem pedidos de licença ou desistência.
Espero que esse ano possa a ser apresentado à torcida carioca uma nova fórmula de disputa. Segundo o Presidente da Federação de Futebol, Dr. Rubens Lopes, a fórmula atual de disputa “está vencida” e um novo campeonato deverá ser formulado. O atual campeonato é injusto, principalmente com as equipes de menor investimento. Não dá o direito de uma equipe reverter uma situação de derrota com o próprio adversário. Se um clube visita um adversário ele deveria recebê-lo no outro turno. Esta é a fórmula justa de uma competição. Se não há a possibilidade no momento, devido ao calendário da CBF e a participação dos “grandes” em competições nacionais e internacionais, então o jeito é reduzir o número de clubes na 1ª divisão. Poderia manter o número atual de clubes desde que os “grandes” deixassem o estadual, optando pelas outras competições. Mas alguém da Federação teria peito de fazer esta proposta de opção aos “grandes”?
Atualmente são dezenove rodadas para se saber o campeão e os clubes de descenso. Portanto mantendo estas rodadas, o número ideal de clubes para turno e returno seria de 10. Haveria 18 rodadas e ainda sobraria uma rodada para alguma disputa “doida” do campeonato. Mas para dar certo este campeonato, é necessário adotar o sistema de pontos corridos. Chegou à frente, pronto, é o campeão. Igualdade de pontos, seguir critério de desempate: nº de vitórias, saldo...
Sugestão: os quatro “grandes” estariam assegurados no Módulo I. Os outros seis seriam conhecidos na seletiva no ano anterior chamada de Módulo II. No Módulo II reuniria também os clubes ascendentes da segunda divisão.  Os dois últimos deste Módulo II beijariam a lona da segundona. Se adotasse esta fórmula para 2013, o Módulo II seria formado por 12 equipes obedecendo ao regulamento do descenso e Ascenso de 2012. E claro, essa seletiva deveria também ter turno e returno.
O ano de 2012 será mais uma página na história de nosso querido clube. De coração, espero que esta página seja escrita de glórias e amor a nossa bandeira, ao nosso escudo, a nossa tradição.
Tá chegando a hora! Força Bonsuça! Força Rubro-Anil!

Um comentário:

  1. tou esperando pra ver as revistas de janeiro e fevereiro de 1970, tempo em que jogava nos dentes de leite do nosso querido bonsuça, agora tou em portugal há já muitos anos, joguei com o ricardo barreto e com o cesar, que tiveram na comissão tecnica do profissional, ano passado tive aí vendo varios jogos da subida....meu mail é almirnvsilva@gmail.com

    ResponderExcluir