segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Bonsucesso Está Vivo!

Palavras do Fundador.
 

O empate do Bonsucesso contra o Boavista foi uma ducha de água fria para quem pensava que o rubro-anil da Leopoldina beijasse a lona sozinho. Com 12 pontos, o Bonsucesso se iguala em pontuação com o Bangu e o Madureira, forçando, se o Campeonato acabasse ontem, a realização do Grupo X. O Grupo X está citado no Art. 13 do Regulamento do Campeonato. Leia este artigo:



Art. 13Com exceção das finalistas do campeonato, duas associações serão rebaixadas para a Série B de Profissionais de 2013, observadas as seguintes situações:
  I - No caso de somente duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos ganhos, ambas serão submetidas ao descenso;
  II- No caso de mais de duas associações terminarem o campeonato na última colocação com o mesmo número de pontos, essas associações formarão o grupo X, jogando entre si em sistema de turno e returno;
  III - No caso somente uma associação terminar em última colocação e somente uma terminar na penúltima colocação, ambas serão submetidas ao descenso;
  IV – No caso de somente uma associação terminar o campeonato na última colocação e duas associações terminarem em penúltimo lugar, será submetida ao descenso a colocada em último lugar, devendo as duas outras jogar entre si duas partidas extras, em campo neutro, em sistema de ida e volta, submetendo-se ao descenso a que obtiver menor número de pontos ganhos ao final da segunda partida. Persistindo o empate em pontos ganhos a disputa dar-se-á pela cobrança de tiros livres da marca do penalty, de acordo com as regras da IFAB;
  V – No caso de uma única associação terminar em último lugar e mais de duas terminarem com o mesmo número de pontos ganhos na penúltima colocação, será submetida ao descenso a associação classificada em último lugar, devendo as demais formar o grupo X para jogar entre si em sistema de turno e returno.

Parágrafo único – Havendo empate em pontos ganhos entra duas ou mais associações ao final do returno do grupo X, serão aplicados, para fins de classificação, os critérios de desempate estabelecidos no art. 5º.

Fonte: Ferj.

Portanto o Bonsucesso no momento não está na zona de rebaixamento e sim no Grupo X. A única equipe que está na “rabeira” e sem direito de participar do tal grupo é o Americano. E o Grupo X é um campeonato a parte, seja ele com duas, três ou quatro equipes. A combinação de resultados na próxima rodada pode colocar até cinco equipes nessa situação e formar um “pentagonal da morte”, onde o último colocado será rebaixado à série B do Estadual.

Escrevendo sobre o jogo de ontem, mais uma vez o Bonsucesso é prejudicado pela sua zaga, que foi improvisada pelo treinador Marcão. Se a titular é uma droga, imagine a improvisada. Com péssima atuação do sistema defensivo, a equipe teve de correr atrás do prejuízo e dessa vez com uma diferença de dois gols. Em 14 rodadas do Campeonato, o Bonsucesso saiu em desvantagem no placar 12 vezes. Só não tomou gol inicial no 0 a 0 com o Nova Iguaçu e quando venceu o Americano por 2 a 1.

E que jogo “presenciou” o Estádio Giulite Coutinho. Depois de 2 a 0 e 3 a 1, a equipe buscou forças para empatar e seguir viva na competição. Infelizmente o elenco do Bonsucesso necessita de um melhor treinador. Insiste em manter em campo jogadores muito mal posicionados durante a partida e a muito custo resolve substituí-los nos minutos finais do jogo.

O Bonsucesso continua a depender de si mesmo. A partir de ontem acabou os critérios de desempate para o rebaixamento. Ficarão as equipes que se isolarem em pontuação. O Bonsucesso vencendo de um a zero, Bangu e Madureira poderão vencer de 800 a zero os seus adversários que será formado o Grupo X. E ainda teremos os jogos de Olaria x Fluminense e Boavista x Botafogo. A “parada” de domingo é não perder! Depois dos apitos finais é que saberemos nosso destino.

Confira os lances da partida com a matéria de Vitor Costa para o FutRio:

“Com as duas equipes precisando da vitória, o jogo foi agitado desde o início e a inspiração de Somália foi decisiva. Logo no primeiro tempo, o atacante assumiu a artilharia do Campeonato Carioca marcando aos nove minutos, em cobrança de pênalti sofrido por Bruno Costa, e aos 21, após cruzamento de Paulo Rodrigues.

E ainda tinha mais pressão do Boavista. Aos 29, na reposição de bola, o goleiro Saulo entregou nos pés do zagueiro Luiz Alberto, que cortou a marcação e chutou, mas a zaga rubro-anil tirou em cima da linha. Porém, na sequência, o Bonsucesso diminuiu: Éder arriscou de fora da área, a bola quicou e matou Thiago: 2 a 1.

Na etapa complementar, porém, o Verdão de Saquarema não repetiu o bom desempenho e acabou vendo o Bonsucesso subir de produção. Aos 10, Éder voltou a utilizar a sua arma dos chutes de longe, arriscou forte, rasteiro e a bola passou a esquerda de Thiago, levando muito perigo ao arqueiro do Boavista.

Entretanto, o iluminado do dia chegou ao seu 12º gol no Estadual. Aos 27 minutos, o meia Fabrício – que acabara de entrar na vaga de Romarinho – fez jogada individual pelo setor direito, cortou dois jogadores e cruzou. De cabeça, Somália mandou para as redes e ampliou o marcador: Boavista 3, Bonsucesso 1.

A alegria da torcida do Boavista pelo resultado praticamente consolidado durou pouco. Aos 29, Diogo cobrou falta para a área e, após um chute de Marco Goiano e um bate-rebate entre os atletas próximo a trave, a bola acabou entrando. Na súmula, o árbitro Marcelo de Lima Henrique apontou gol contra de Bruno Costa.

Na sequência, minutos de pressão do Bonsucesso, que começou a gostar do jogo. Porém, o tempo ia passando e o gol de empate não saia. Incentivado pelos poucos torcedores presentes, o Rubro-Anil chegou a igualdade em pênalti cometido por Ruy aos 48. Na cobrança, Marco Goiano converteu e foi para a galera.

Agora, o Bonsucesso (12 pontos) precisa vencer o Friburguense e torcer por tropeços de Madureira contra o Duque de Caxias ou Bangu contra o Resende (ambos com 12) para se livrar diretamente da degola. Caso de empate em pontos,haverá um playoff para decidir o rebaixado. Já para o Boavista basta um empate contra o Botafogo em São Januário. Todos os jogos acontecerão no próximo domingo (15), às 16h.

A partida

Bonsucesso 3×3 Boavista – Taça Rio, 7ª rodada – 08/04/2012
Estádio Giulite Coutinho (Mesquita-RJ)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Lilian Fernandes e Andréa Izaura Maffra
Bonsucesso: Saulo; Felipe, Victor Hugo (Ferreira), Edmário e Antônio Carlos (Joselito); Márcio Guerreiro, Éder, Bóvio e Marco Goiano; Diogo e Jefferson (Vinícius). Técnico: Marcão.
Boa Vista: Thiago; Ruy, Bruno Costa, Luiz Alberto e Paulo Rodrigues (Leandro Teixeira); Douglas Pedroso, Júlio César, Tony e Fabiano Gadelha (Helton); Romarinho (Fabrício) e Somália. Técnico: Andrade.
Cartões amarelos: Saulo (BON); Thiago, Ruy, Bruno Costa e Paulo Rodrigues (BOA)
Cartão vermelho: Luiz Alberto, aos 38 minutos do segundo tempo (BOA)
Gols: Somália, de pênalti 9′/1ºT (0-1); Somália 21′/1ºT (0-2); Éder 33′/1ºT (1-2); Somália 27′/2ºT (1-3); Bruno Costa [contra] 29′/2ºT (2-3); Marco Goiano, de pênalti 48′/2ºT (3-3).
Público: 62 pagantes
Renda: R$ 820,00"

Fonte: FutRio.

Um comentário:

  1. 800 a zero é boa!
    Agora, situação inusitada se o Bangu se "classifica" tanto pras semi-finais da Taça Rio quanto pro Grupo X... Um abraço, professor!

    ResponderExcluir