domingo, 4 de agosto de 2013

Domingo Com H: Torneio Aberto de Futebol do Rio de Janeiro.



O Torneio Aberto de futebol do Rio de Janeiro ou simplesmente Torneio Aberto foi criado em 1935 e organizado pela Liga Carioca de Futebol (a liga profissional da cidade do Rio de Janeiro) com o objetivo principal de atrair as atenções para o ideal defendido pela Liga, contrária ao amadorismo da AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos). Na ocasião, a cidade do Rio de Janeiro sediava dois campeonatos.


O Torneio Aberto foi batizado com esse nome porque permitia a inscrição de clubes amadores e profissionais do Rio, cidades fluminenses como Niterói e Nova Iguaçu e clubes de outros estados, como o Clube Atlético Mineiro.


Em 1937, quando o Fluminense Football Club o liderava, o torneio foi dado como encerrado (não houve campeão), em função de ter ocorrido a pacificação do futebol carioca e a união das duas ligas de então (FMD e LCF), selando o profissionalismo no Estado do Rio de Janeiro. Nesta edição, além do Atlético Mineiro, participou outro clube de Minas Gerais, o Esporte Clube Siderúrgica.


Na atualidade há um consenso na mídia da necessidade de redução do número de clubes (de menor investimento) na 1ª divisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro/Série A, devido a diminuição de torcedores nos estádios. No passado, em defesa de um ideal, os tais grandes jogavam até com equipes amadoras ou representantes de instituições públicas.


Além do Bonsucesso, Portuguesa, America, Flamengo (Campeão de 36), Fluminense (Campeão de 35) e Atlético Mineiro, confira as interessantes equipes que participaram nos três anos da organização do torneio:


Anchieta/RJ, Bandeirantes/RJ, Barroso (Niterói)/RJ, Byron/RJ, Central (Barra do Piraí)/RJ, Corpo de Fuzileiros Navais/RJ, Encouraçado Minas Gerais/RJ, Engenho de Dentro/RJ, Entrerriense (Três Rios)/RJ, Filhos de Iguaçu/RJ, Fluminense de Niterói/RJ, Fuzileiros Navais/RJ, GRE de Samba/RJ, Jequiá/RJ, Leopoldina Railway AA-RJ, Light Tração/RJ, Modesto/RJ, Nacional FC/RJ, Ocerano/RJ, Ramos/RJ, Serrano/RJ, Siderúrgica (Sabará)/MG, Tijuca/RJ, Villa Joppert/RJ, Ypiranga (Niterói)/RJ.


Relação dos principais resultados do Bonsucesso nas três edições:


21/04/35 – Bonsucesso 9 x 2 Encouraçado São Paulo – Campos Sales.

►29/03/36 – Bonsucesso 3 x 1 Encouraçado Rio Grande do Sul.

►15/04/36 – Bonsucesso 2 x 1 Portuguesa.

►17/05/36 – Bonsucesso 4 x 0 Fuzileiros Navais.

►31/05/36 – Bonsucesso 4 x 1 Deodoro.

►26/07/36 – Bonsucesso 2 x 1 Jequiá.

►07/09/36 – Flamengo 1 x 1 Bonsucesso.

►09/05/37 – Bonsucesso 3 x 2 SC Iguaçu – Laranjeiras.

►13/06/37 – Tijuca 1 x 6 Bonsucesso – Laranjeiras.

►16/06/37 – Bonsucesso 3 x 2 Siderúrgica/MG – Campos Sales.

►07/07/37:


 



x








Bonsucesso 2 x 1 Atlético Mineiro
Local: Estádio de Campos Sales
Competição: Torneio Aberto do Rio de Janeiro
Gols: Guará, Paranhos e Gradim.

Bonsucesso: Pinheiro; Ignácio e Camisa; Lamas, Hermes(Durval) e Álvaro; Moacyr(Paulo), Paranhos, Gradim, P.Nunes e Odyr.

Atlético Mineiro: Clóvis; Florindo e Quim; Zezé Procópio, Olavo (Lola) e Bala; Paulista, Alfredo Bernardino, Guará, Nicola e Resende.


Fontes: Wikipédia.com; Blog Jogos do Bonsucesso; Matérias de Vitor Dias e Julio Diogo/Cacellain.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário