domingo, 7 de agosto de 2011

Palavras do Fundador


Amigos leitores. Em 1997 ficava com uma pontinha de decepção ao visitar os estádios adversários nos campeonatos do Rio de Janeiro. Todos os tradicionais do Rio e mais os clubes interioranos tinham em seus alambrados faixas com nomes de torcidas e até um certo ponto, chegavam a ser a nível organizadas com reunião de grupo de jovens cantando palavras de incentivo às equipes. O único que não tinha essa reunião de jovens incentivando a equipe era o Bonsucesso. Então, resolvi criar a Força Rubro Anil no sentido de chamar a atenção para os jovens, principalmente filhos de torcedores.

Mandei confeccionar a faixa e lá estava nos jogos estendendo no alambrado ou se possível nas grades das arquibancadas cobertas. Na Teixeira até que conseguia em algumas oportunidades reunir uns garotos e fazer "barulho" incentivando a equipe gritando "ah é Bonsucesso!!!" e cantando "Dá-lhe, dá-lhe Bonsucesso, com muito orgulho, com muito amor!!!". Mas nos outros estádios essa galerinha não comparecia e eu ficava com meus pais e tendo a presença de poucos torcedores como o "China" e depois me acompanhando o André Veras que mandou em 2001 confeccionar uma linda bandeira com o escudo do Bonsuça e o nome da torcida. Pelo menos a faixa estava lá, significando o meu amor pelo Bonsuça e mostrando ao povo que o Bonsuça tinha torcida. Desde que assumiu a presidência do Bonsucesso pela segunda vez, Zeca Simões apoiou a formação da T.R.A. - Torcida Rubro-Anil (um de seus filhos pertence a torcida). Essa torcida se reúne com bateria, bandeirões, um bom número de jovens e fazem a festa nas sociais da Teixeira. Em 2011 a T.R.A. fez um importante papel de apoio ao nosso elenco e no jogo de subida do Bonsuça contra o Estácio, dia 23 de julho, coloriu a Teixeira com papel picado, bolas e fez barulho com gritos de incentivo e cânticos de torcida. E a faixa da Força Rubro Anil está na história desta conquista do Bonsuça. No intervalo do jogo Bonsucesso x Estácio coloquei a faixa atrás do gol do Estácio e nos dois gols do Bonsuça, estava lá ela aparecendo e eternizando nas imagens de vídeo. Acredito que a minha velha faixa deu sorte.

O meu trabalho não ficava restrito somente a torcida nos dias de jogos. Sem contar com os recursos da internet, lancei uma publicação no melhor estilo universitário de informação. Uma matriz e uma centena de cópias que ficavam na portaria do clube. Era a Folha Rubro Anil que relatava os jogos e noticiava fatos do clube.

Dez anos depois da criação da Força Rubro Anil é criado o Blog Fanáticos Pelo Cesso. Idealizado e organizado pelo jovem André Queiroz, tornou o principal meio de informação do Bonsucesso Futebol Clube e um "point" de encontro de leitura dos torcedores. Notícias sobre o Bonsuça, colunas, enquetes, promoções, enfim, o Blog que também faço parte escrevendo a coluna "Resgatando a História" é "show de bola".

E o Blog virou torcida. Tradicionalmente posicionados atrás do gol adversário na Teixeira de Castro, próximo das cabines de rádio, os seguidores criaram a torcida "Fanáticos Pelo Cesso", colorindo e estádio com suas camisas e disposição. Lá estão os colunistas André Veras, Herman, Robinho, Diego e do filho do ex-presidente do Bonsucesso Fernando Meirelles, o Benemérito Fernando Meirelles Filho. Além da presença fiel do Anderson Santos,César, Chopp, Dj Fabinho(Zé Gotinha).... e bota gente aí.

Fico feliz em ter dado o pontapé para a organização de torcidas organizadas do Bonsucesso. A chama Rubro Anil está acesa e difícil será apagá-la.

"Para a torcida rubro-anil palmas eu peço"

George Joaquim Ferreira Machado
Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube
Fundador da F.R.A.- Força Rubro Anil.

Um comentário: