quarta-feira, 30 de maio de 2012

As Variações do Escudo do Bonsucesso - Parte 2.


 
No dia 15 de maio, postei uma matéria sobre as pequenas variações no desenho do escudo do Bonsucesso Futebol Clube. Variações representadas nas documentações e estampas do uniforme.
Completando este tema, apresento uma diferente representação de nosso escudo. Algumas equipes do Bonsucesso estamparam em seus uniformes apenas o “círculo de castelinhos” com as letras BFC em seu interior.
 
  

Equipe Campeã de Basquete em 1932.

Equipe de futebol de 1948.

 A equipe de basquete de 1932 e algumas equipes do futebol dos anos 40 são exemplos da utilização do escudo citado acima.

Na matéria tratei de denominar o adorno das letras BFC como castelinhos. A versão dos castelinhos é passada por antigos torcedores aos mais jovens. Os nove castelinhos representam a doação de nove lotes de terras de nove famílias distintas para a formação do campo do Bonsucesso.

Uma curiosidade despertou o amigo Laércio Becker. Por email, assim interpretou o “círculo de castelinhos” e o resultado de sua pesquisa:
-Confesso que eu não via nesses pentágonos castelinhos, mas realmente o conjunto deles lembra aqueles muros de castelos medievais. Eu pensava que eram pontas de uma estrela estilizada (mais ou menos como no brasão d'armas da República, como vc pode ver abaixo).
Ou pontas de lanças ou espadas, como no brasão do Exército, que vc pode ver abaixo:

No estatuto do clube, a questão da simbologia interna do escudo é tratada friamente pelo Art. 148, sem detalhar historicamente a origem do desenho e muito menos o autor:
“O Escudo Simbólico, azul ultramar claro com vivos e orla laquê e o eneágono ao centro.”

Segue o admirador do Bonsucesso, Laércio Becker, informando que, mais uma vez, fez uma rápida pesquisa para tentar descobrir uma razão, ou inspiração para o artista, para o desenho final do escudo:
- O que encontrei num dos livros foi um termo heráldico usado para definir aqueles raios dourados em torno do brasão d'armas da República: auréola. De fato, se procurarmos no google imagens, veremos que algumas auréolas são compotas de modo semelhante ao escudo do Bonsucesso: um círculo rodeado de figuras raiadas, como as que seguem abaixo:
 

A originalidade do escudo do Bonsucesso encanta, mas infelizmente não há fonte que explique o autor do desenho e o porquê do desenho, fato que o nosso “documento máximo” deveria registrar.

 O “círculo de castelinhos” não deixa perceber em 1ª visão um eneágono, como menciona o estatuto. O eneágono será percebido quando se liga as pontas dos castelinhos. Dessa forma, obteremos a forma geométrica:
 










 
Opinando sobre esses traços, talvez a ideia central do autor partisse da observação de um simples eneágono liso, como se fosse uma tela branca, em que o artista viaja pela sua inspiração divina, construindo a realidade de um sonho artístico.

Um comentário:

  1. Caro George, segundo me informou há muitos anos, quando me pediu para reeditar o escudo do Bonsucesso, o então Presidente Roberto Martins - o Cacareco, me disse que eram nove casas, relativas às nove famílias que contribuíram para a formação do clube. Ele disse ter ouvido isso desde criança, quando já frequentava o Bonsucesso.

    ResponderExcluir