domingo, 1 de julho de 2012

Domingo Com H: Inauguração do Campo da Rua Uranos.


“O Festival do Bomsuccesso F.C. – A Inauguração do Seu Magnífico Campo”.

 
O título acima foi de uma reportagem do Jornal Gazeta de Notícias publicada no dia 21 de março de 1921. O jornal fez uma ampla cobertura sobre a inauguração do 1º campo do Bonsucesso na Rua Uranos no dia 20/03/1921.

A imagem do jornal foi enviada pelo pesquisador Jorge Costa do Blog Só Súmulas. Caso o amigo leitor não consiga aumentar a imagem o suficiente para leitura, confira parte da reprodução da matéria.





►Localizado em um pequeno planalto, o Bonsucesso possui ótimo campo para a prática do “football” e satisfaz perfeitamente as exigências da Liga, conforme declarou a comissão da mesma. A comissão concluiu que o campo preenchia os requisitos higiênicos.

►O Festival durou todo o dia e entrou pelo início da noite. O grande evento iniciou às 09h30min com as presenças de numerosos “sportsman” e de famílias.

►O Campo da Rua Uranos possui duas entradas, sendo a das arquibancadas a Rua Uranos e da geral a Rua da Pedreira. As arquibancadas são de madeira e com acabamento em linhas triangulares e de boa aparência. Possui 14 degraus e tem as medidas de 15 metros de comprimento por 6 metros de largura, formando um lindo panorama.

►Embaixo das arquibancadas ficam os vestiários, amplos e higiênicos. Também fica a enfermaria, localizada no centro, com mesa e utensílios próprios para uma urgência. Para maior segurança aos árbitros, os vestiários dos mesmos ficam dentro da enfermaria.

►Às 10h30min o juiz Arthur Gomes do Nascimento convocou as equipes campeãs da 3ª e 2ª divisões nos terceiros times, respectivamente Bonsucesso e Hellênico. O final da partida foi às 12h10min com a vitória do Bonsucesso por 3 a 2. Os gols do Cesso foram de Octavio, Gomes e Nelson e do Hellênico foram de Caldas e Alonso.

►O evento teve um longo intervalo por mais de 2 horas. Às 15h a programação festiva retornou. O próximo jogo foi River x São Paulo-Rio sob atuação do “sportsman” Eduardo Vieira. O São Paulo-Rio venceu por 3 a 0.

►A seguir o Ramos enfrentou o Vasco da Gama e venceu por 2 a 0. A equipe do Ramos teve essa formação, Armando; Alvarenga e Adhemar; Waldemar 1º, Waldemar 2º e Edmundo; Claudionor, José, Sylvio, Olympio e Alberto. O Vasco formou com Nelson; Van Erven e Santista; Adão, Palhares e Barreiros; Dutra, Nico, Lamego, Fernando e Godov.

►Após Ramos x Vasco, retornaram ao campo Bonsucesso e Hellênico, representados pelas equipes principais, sob uma prolongada salva de palmas.

►O Capitão Rubro-Anil ofertou ao Capitão visitante uma lembrança, tendo sido levantados vários “hurrahs” e executada uma marcha pela Banda de Música de Ramos, denominada Pereira Passos.

►O jogo foi muito disputado, equilibrado e com algumas entradas violentas. Depois do intervalo, o jogo recomeçou , ameaçado com a chegada da noite “sombria e chuvosa”, pois a tarde já se apresentou assim. Pela falta de visibilidade, o jogo foi suspenso às 18h:36min e o placar foi Bonsucesso 3 x 3 Hellênico.

►Confira a ficha técnica do jogo:
Bonsucesso 3 X 3 Hellênico
Data: 20/03/1921
Competição: Amistoso/Inauguração do Campo do Bonsucesso.
Local: Rua Uranos. 
Gols: Milton*(1º’), Cordolino contra(15'), “alguém”(20’), Affonso(30’) e Albérico(34’) no 1º tempo. Albérico (27’) no 2º tempo.
Bonsucesso: Fernando, Manoel e Altamiro, Mathias, Eurico e Baptista, Flávio, Martins, Doca, Pacheco e Albérico.
Hellênico: Bally, Cordolino e Arthur, Oscar, Braga e Antenor, Jayme, Arantes, Newton, Dimas e Affonso.
(*) Jogador do Hellênico não está na formação oficial mas é citado no texto como autor do gol.

Bonsucesso F.C. 
Rico em História. Orgulho do Futebol Carioca. 

Fonte: Pesquisa de Jorge Costa/Só Súmulas.

Abração a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário