sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Bonsucesso F.C: Patrimônio do Brasil.



No dia festivo de comemoração da Independência do Brasil, faço uma homenagem aos Brasileiros torcedores do Bonsucesso Futebol Clube ao postar a matéria da caminhada (resumida) histórica do nosso Rubro-Anil da Leopoldina. Salve a Pátria Amada! Salve o Bonsucesso do Brasil!
  
As grandes conquistas do Bonsucesso iniciaram-se nos primeiros anos de fundação. Com apenas cinco anos de atividades esportivas, o Rubro-Anil da Leopoldina, integrante da segunda divisão da Liga Suburbana de Futebol (LSF), conquistou os campeonatos do 1º e 2º quadros em 1918.

Em 1919, integrando a 1ª divisão da Liga Suburbana de Futebol, foi Campeão. É o maior título regional de primeira divisão do clube em gramados cariocas. A campanha foi essa: oito vitórias, cinco empates e duas derrotas. Buscando maior projeção no cenário esportivo carioca, em 1920, o clube ingressa na Liga organizadora do campeonato da "elite esportiva carioca", a LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) e torna-se Campeão do 3º quadro e vice-campeão do 1º quadro.

O vice-campeonato da terceira divisão garantiu a participação do Bonsucesso na 2ª divisão de 1921. Integrou a série B e conquistou o título: nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Para disputar o título da “segundona”, o Cesso passou por duas decisões. A primeira deveria vencer o último colocado da Série A, o clube Progresso. Venceu!  A segunda decisão deveria vencer o campeão da Série A, o clube Rio de Janeiro. Venceu e tornou-se Campeão da segunda divisão. O acesso à primeira divisão não seria direto, deveria vencer o último colocado da Série B (a 1ª divisão também possuía duas séries), o clube Palmeiras. Mas o Bonsucesso foi derrotado e a ascensão adiada.

Com a cisão do futebol carioca em 1924, duas ligas organizaram dois Cariocas: a nova AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Atléticos) contando com America, Bangu, Flamengo, Fluminense, Botafogo e a LMDT contando com Bonsucesso e Vasco. A LMDT foi dividida em três séries e cada série indicaria um Campeão para compor o Triangular Final. O Vasco foi Campeão da Série A, o Bonsucesso da Série B e o Engenho de Dentro da Série C. Por sorteio Bonsucesso ficou como bye e Vasco e Engenho de Dentro realizaram a 1ª partida. O Vasco venceu e decidiu com o Cesso o título da 1ª divisão. Sorte aos Vascaínos que venceram o Rubro-Anil por 1 a 0. Cesso Campeão da Série B, vice-campeão Carioca pela LMDT.

Em 1926, 1927 e 1928 o Bonsucesso foi Tricampeão Carioca da segunda divisão da AMEA. Em 1927 conquistou a segunda divisão de forma brilhante. Obteve todos os pontos ao vencer dez jogos consecutivos, tendo o dobro de pontos do segundo colocado. Nesse ano também conquistou o campeonato do 2º quadro. Mesmo sendo tricampeão, o Cesso só ascendeu em 1928.

Em 1929 foi a estreia do Bonsucesso na primeira divisão da AMEA. Obteve a sétima colocação ficando a frente do Flamengo que terminou a competição em décimo. Também foi a estreia do novo campo, o da Estrada do Norte, atual estádio Leônidas da Silva na Av. Teixeira de Castro.

Em 1932 fez uma bela campanha no Torneio Preparatório com duas goleadas, uma sobre o Flamengo (5 a 0), outra sobre o Carioca (8 a 3) e um empate de 2 a 2 com o Botafogo. Este torneio foi paralisado quando o Cesso liderava a Chave A, mas apesar da paralisação, os jogos não foram anulados.

Neste mesmo ano, o Cesso venceu o então campeão paulista Palestra Itália em São Paulo e tornou-se o primeiro clube carioca a vencê-lo em seus domínios. Por este feito foi classificado pela imprensa paulista como “Esquadrão Academia”. Em Minas Gerais, dirigente rubro-anil foi articulador da pacificação do futebol mineiro quando chefiava delegação que participou de um amistoso com o Clube Atlético Mineiro. A imprensa mineira classificou o Bonsucesso como “Mensageiro da Paz”. Ainda em 1932, Leônidas e Gradim foram Campeões da Copa Rio Branco pela Seleção Brasileira.

Em 1933, no campeonato da Liga Carioca de Futebol (LCF), terminou a competição com o mesmo número de pontos do Vasco da Gama (terceiro lugar), ficando a frente do America e Flamengo (último lugar). Também em 1933 participou do primeiro Torneio Rio - São Paulo, ficando a frente dos clubes paulistas de pequeno investimento. No Rio, goleou os grandes paulistas São Paulo e Corínthians por 5 a 4 e 3 a 0 respectivamente.

Em 1937 integra a lista de clubes fundadores da Liga de Futebol do Rio de Janeiro (LFRJ), "liga-mãe" da atual Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Em 1939, sob o comando de Gradim, o Bonsucesso conquistou o seu maior título sub 20 da 1ª divisão. Foi Campeão Carioca da categoria juvenil, equivalente hoje a categoria junior.

Em 1951 recebeu a Taça Disciplina do Campeonato Carioca, premiação da Federação Metropolitana de Futebol.

No ano de 1952 o Bonsucesso fez uma bela campanha na primeira fase do Torneio Extra. Classificou-se em segundo no grupo para o quadrangular final a frente do Fluminense, Vasco da Gama, Olaria e Canto do Rio, desclassificados. No quadrangular ficou na terceira colocação.

Neste mesmo ano, foi Campeão do Torneio Quadrangular de Juiz de Fora.

Em 1953, participou do Torneio Jânio Quadros em São Paulo.

Em 1954, foi Campeão do Torneio Triangular de Araguari.
 
Em 1955 fez uma grande campanha no campeonato carioca conseguindo a classificação (6º lugar) para a outra fase (terceiro turno) ficando a frente do Botafogo (7º lugar) que não venceu o Bonsucesso nesse campeonato e foi desclassificado. Vasco, Fluminense, America e Bangu também sentiram o gosto amargo da derrota diante do Cesso. Na frente do Cesso, Fla, America, Vasco, Flu e Bangu.
 
Em 1956 chegou a final do Torneio Início eliminando a Portuguesa, Vasco e America. Mas caiu diante do Fluminense pelo placar de 1 a 0. Neste ano recebeu a Taça Disciplina do Campeonato Carioca, premiação da Federação Metropolitana de Futebol.

No final de década de 50 e no início da década de 60, o Bonsucesso conquistou dois títulos na Bahia. Em 1959 foi Campeão do Torneio Adroaldo Ribeiro Costa. Os jogos foram realizados no antigo Estádio da Fonte Nova em Salvador. Em 1961 o Bonsucesso foi Campeão do Quadrangular de Feira de Santana. Os dois torneios contaram com participações de tradicionais equipes do futebol Baiano, como Fluminense de Feira, Bahia de Feira, Leônico, Galícia e Ypiranga.

Em 1965 conquistou a 6ª colocação no Campeonato Carioca a frente do America. Na frente do Cesso, Fla, Bangu, Flu, Bota e Vasco.

Em 1967 participou de dois torneios realizados no Estádio Mário Filho-Maracanã. Foi Campeão do Torneio Paulo Rodrigues obtendo quatro vitórias e duas derrotas e foi vice-campeão do Torneio José Trócoli.
 
Em 1968 o Bonsucesso (quarto colocado) ficou a frente do Vasco da Gama (quinto colocado) na Taça Guanabara. Ano marcado pela vitória do Bonsucesso sobre o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã. Neste jogo bastava um empate para o Flamengo ser campeão. Com o resultado houve uma nova decisão do campeonato e o Botafogo foi o vencedor. Também neste ano, participou do Torneio da Cidade de Aracaju/SE. No Campeonato Carioca conquistou a 6ª colocação junto com o Fluminense. Na frente do Cesso, Bota, Vasco, Fla, America e Bangu, e recebeu a Taça Disciplina, premiação da Federação Carioca de Futebol.

Em 1969 pela segunda vez consecutiva o Bonsucesso (quinto colocado) ficou a frente do Vasco da Gama (sexto colocado) na Taça Guanabara. No Campeonato Carioca obteve a 6ª colocação a frente do Bangu. Na frente do Cesso, Flu, Fla, Bota, Vasco e America.

Em 1970 foi vice-campeão do II Torneio Otávio Pinto Guimarães com cinco vitórias, três empates e uma única derrota na final.

Em 1974 obteve a 6ª colocação no Campeonato Carioca, a frente do Bangu (último colocado). Na frente do Cesso, Fla, Vasco, America, Bota e Flu.

Em 1975, o Bonsucesso escreveu na sua história a participação do Torneio Conde de Fenosa na cidade espanhola de La Coruña juntamente com o Deportivo La Coruña e o River Plate da Argentina. O grande triunfo do Bonsucesso neste torneio foi a vitória sobre o time argentino, pelo placar de 1 a 0 (gol de Oliveira), com uma grande atuação de seu goleiro, Pedrinho. O Bonsucesso terminou a competição como vice-Campeão ao empatar com o Deportivo La Coruña em número de vitórias, derrotas, saldo e tiros livres na marca "penal", mas perdeu o título pela desvantagem do confronto direto, pois foi derrotado pelo Deportivo por 1 a 0. Jogos deste torneio: 30 de agosto; La Coruña 1 a 0 Bonsucesso (Tiros livres: La Coruña 2 a 4 Bonsucesso); 31 de agosto; Bonsucesso 1 a 0 River Plate (Tiros livres: Bonsucesso 3 a 4 River Plate); 1º de setembro; La Coruña 1 a 2 River Plate (Tiros livres: La Coruña 5 a 1 River Plate). No Campeonato Carioca, Naldo foi o autor do 1º gol do Novo Estado do Rio de Janeiro (fusão do Estado da Guanabara com o antigo Estado do Rio).

Em 1976 foi Campeão do Torneio Valdir Benevento de forma invicta, com três vitórias e três empates.

Em 1978 foi vice-campeão do Torneio Integração Murilo Portugal.
Em 1980 e 1983, participou da Taça de Prata, campeonato equivalente a atual Série B do Campeonato Brasileiro.

De 1981 a 1985, o Bonsucesso oscilou entre a 1ª e 2ª divisões, conquistando dois títulos da “segundona”. Foi Campeão em 1981 e 1984.

Em 1982, formando um triangular com Madureira e Portuguesa, foi Campeão do Torneio Incentivo Manoel Gomes da Silva.

Em 1983, foi um dos clubes pioneiros na introdução do futebol feminino no Rio de Janeiro. De forma invicta foi Campeão Carioca Juvenil Feminino.

Em 1993 foi o segundo colocado do Grupo B da 1ª divisão no 1º turno e ascendeu ao Grupo A no 2º turno. Sem investimentos, permaneceu com o mesmo time e voltou a cair.

Em 1998, na Copa Rio, participou do grupo do Fluminense e terminou a primeira fase em segundo a frente do Olaria e Campo Grande. O Fluminense foi o primeiro colocado e classificou-se para a outra fase.

Em 2003, disputou a terceira divisão estadual e foi Campeão.

Em 2011, depois de 18 anos afastado da 1ª divisão e depois de 27 anos do último título profissional na segunda divisão, o Bonsucesso foi Campeão da Série B e ascendeu à Série A para 2012.

Em 2012 foi impedido pela Federação de jogar na Teixeira de Castro e foi o único clube da 1ª divisão de 2012 a não cumprir o mando de campo em seu próprio estádio. Por um ponto, o Rubro-Anil deixou a série A.

Abração a todos.
George Joaquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário