domingo, 25 de novembro de 2012

Domingo com H: Bonsucesso F.C., O Mensageiro da Paz.



George Joaquim.
O futebol é o esporte que aglutina multidões. Coração apaixonado bate mais forte ao sentir que os olhos de um torcedor fanático enxerga as cores triunfantes de sua bandeira desfilar pelo gramado. Mas, a paixão pelo esporte mais popular do Brasil também pode ser um divisor de águas nos poderes locais. Igual ao Rio de Janeiro, o futebol mineiro viveu momentos tensos e conflitantes, resultando na cisão da competição maior dos clubes mineiros.

Em 1931 os clubes Villa Nova e América abandonaram a principal liga de Belo Horizonte, a Liga Mineira de Desportos Terrestres (LMDT), em protesto por decisões do Tribunal de Justiça Desportiva. Mais tarde, acompanharam os dois clubes, VII de Setembro, Palestra Itália mineiro (atual Cruzeiro) e Grêmio Calafate. Esses clubes fundaram em 1932 a Associação Mineira de Esportes Gerais. O Atlético Mineiro foi o único tradicional que permaneceu na antiga LMDT, atualmente FMF (Federação Mineira de Futebol).

No Campeonato da LMDT o Campeão foi o Atlético. Na AMEG o Campeão foi o Villa Nova. A imprensa local cobriu com mais entusiasmo o triunfo do Villa.

No dia 23/10/32, Villa Nova e Palestra Itália disputavam a final do Campeonato da AMEG. Neste mesmo dia o Atlético, já Campeão pela LMDT, recebeu para um jogo amistoso o nosso querido Bonsucesso. A imprensa que cobriu o amistoso sem contagem no placar, destacou as declarações do então Secretário do Bonsucesso Sr Romeu Dias Pino. Sob a matéria “Profissionalismo no Futebol da Metrópole”, Dias Pino falou ao jornal “Estado de Minas” o seu principal interesse na visita a Belo Horizonte: ver o esporte de Minas Gerais novamente unido.

 Romeu Dias Pino, dirigente Rubro-Anil.

A MISSÃO DO DR. ROMEU: O Sr. Romeu Dias Pino, veio a Belo Horizonte como Secretário do Bonsucesso [...] Os diretores da embaixada carioca mostraram-se desejosos de ver restabelecida a antiga união reinante nos nossos esportes, com o desaparecimento da divisão que perdura.” [Jornal Estado de Minas – 27/10/1932].
Dias Pino declarou: “Temos o imenso prazer em contribuir para o desaparecimento de uma situação incomoda que aflige o esporte montanhês tão cheio de glórias.

O apelo do dirigente Rubro-Anil mobilizou o esporte mineiro. No dia 04/11/32 foi realizada uma Assembleia para confirmação do movimento de “pacificação” do futebol mineiro. Assim foi noticiado a Assembleia no Estado de Minas:

EM VÉSPERAS DE SER PACIFICADO O ESPORTE MONTANHES - [...] o nosso público esta ansioso para que o movimento atual tenha um desfecho satisfatório, isto é, que as duas facções de novo se reúnam sob uma única bandeira [...] Não há como negar que o padrão belorizontino antes da bipartição era bem superior ao de hoje. [Jornal Estado de Minas – 04/11/1932].

O dia seguinte da Assembleia foi comemorado com a notícia da pacificação do futebol mineiro. No dia 06/11/32, a nota oficial da LMDT foi publicada, com um voto de louvor ao Sr Romeu Dias Pino.

Na edição de 10/11/32 do Estado de Minas foi feita uma homenagem ao Sr Romeu Dias Pino e ao Bonsucesso com os dizeres:

UM ‘LUNCHE’ AO BONSUCESSO, O MENSAGEIRO DA PAZ!”
Nesta hora de confraternização entre nossos clubes a figura do rubro-anil carioca aparece envolvida numa auréola de simpatia, credor da gratidão dos bons esportistas mineiros”. [Jornal Estado de Minas – 10/11/1932]

A Revista Bonsucesso, edição de Junho de 1948, destacou essa passagem do Cesso em Minas Gerais:


Os Embaixadores da Paz. Foto: Revista Bonsucesso/Junho/1948.
 Flagrante feito em 1932 na estação de Belo Horizonte, quando da chegada da comitiva rubro-anil que preliou com o Atlético Mineiro, que terminou sem abertura de contagem.  – Esta delegação foi denominada pela imprensa das Alterosas, como a “Embaixada da Paz”, por ter sido a pacificadora dos esportes mineiros, que se achava dividido por duas entidades. De fato, os nossos delegados agiram com muito tato, conseguindo harmonizar os paredros mineiros, e finalmente reúnem-los em uma só entidade, que ainda hoje existe de cuja união tanto lucrou os desportos de Minas Gerais.



Esta é mais uma página dourada da história do Bonsucesso F.C. Os limites da importância de nosso clube ultrapassaram as fronteiras fluminenses e por onde andou e jogou encantou os amantes do futebol.

 Fonte: Wikipédia/História do Campeonato Mineiro de Futebol.

Abração a todos.

2 comentários:

  1. Teve o Torneio Romeu Dias Pinto em 1972, no qual o Bonsucesso ficou em 3º lugar (1v, 3e, 1d):

    16/01/1972: Portuguesa 1 x 1 Bonsucesso
    23/01/1972: Bonsucesso 2 x 0 São Cristóvão
    30/01/1972: Campo Grande 2 x 2 Bonsucesso
    06/02/1972: Bonsucesso 1 x 1 Madureira
    20/02/1972: Bonsucesso 0 x 1 Bangu

    Classificação:

    1º- Bangu: 8
    2º- Portuguesa: 6
    3º- Bonsucesso: 5 (+1)
    4º- Campo Grande: 5 (0)
    5º- São Cristóvão: 4
    6º- Madureira: 2

    ResponderExcluir
  2. Registros históricos do Bonsuça! Agradeço a sua visita e participação. Abração.

    ResponderExcluir