terça-feira, 15 de maio de 2012

As Variações do Escudo do Bonsucesso.


Palavras do Fundador.
 
Sutilmente o escudo do Bonsucesso foi modificado durante os quase 100 anos de fundação e atividades esportivas do rubro-anil carioca. O escudo que está sendo usado para representar o clube está mais “gordinho” que o original. Acompanhe aqui na Folha Rubro-Anil os ajustes de um dos símbolos do Bonsucesso.




 

O símbolo máximo do Bonsucesso timbrado em documentos oficiais do clube era mais fino na base e as pontas dos castelinhos eram mais afastados das laterais.

A Revista Rubro-Anil de Outubro de 1938 (Ed. nº 4) estampa essa versão oficial.




Mas, ao passar nosso símbolo maior para os uniformes, o escudo engorda um pouco na base e as pontas dos castelinhos se aproximam das laterais, como os amigos podem conferir no detalhe a esquerda e na camisa dos "Fanáticos Pelo Cesso" com Fernando Meirelles a direita.



 
O escudo da camisa campeã da Série B  da Kerocasa e do Túlio na Copa Rio de 2011 apresenta uma variação de cor no interior do escudo. As listas anis dos castelinhos cede o lugar as listas brancas.

Na camisa da 1ª divisão de 2012, as cores internas do escudo voltam a sua origem, substituindo os detalhes em branco. O blog Fanáticos Pelo Cesso está utilizando um escudo mais atual, semelhante ao da camisa ao lado.

Os escudos encontrados na net:





Os escudos publicados nas páginas de sites e blogs apresentam as variações de cores internas dos castelinhos e os tamanhos dos mesmos. O primeiro do canto superior direito é o original apresentado em documentos oficiais. Encontrei no blog Cacellain. O do canto superior esquerdo está no Wikipédia. O superior central me falha a memória onde localizei e a arte ao lado desenvolvida por Anderson Santos para o Facebook acrescenta a estrela do Título de 1919.


Nenhum comentário:

Postar um comentário