sábado, 7 de setembro de 2013

Centenário de Leônidas da Silva.



Imagem: FutRio.
Ontem foi o centenário de nascimento de Leônidas da Silva (06/09/1913 – 06/09/2013). O Brasil conheceu o futebol de Leônidas pelas cores do Bonsucesso. O Rubro-Anil da Leopoldina projetou o craque para uma trajetória de sucesso na Seleção Carioca, Seleção Brasileira e grandes clubes brasileiros.

A Folha Rubro-Anil homenageia este grande nome da história do futebol brasileiro ao publicar partes de uma matéria assinada por Ribeiro Marques para a Revista do Bonsucesso, Edição Especial de Aniversário, outubro de 1971 (acervo de Raymundo Quadros).






Leônidas.

A “pelada” estava bem animada naquela manhã de domingo no campo do Macau, e um negrinho esperto e bastante lépido chamava a atenção dos torcedores que cercavam o campo. Era Leônidas da Silva. Num momento a “pelada” parou. Alguém chegou correndo, gritando: Leônidas... Leônidas... Leônidas, e a notícia estourou como uma bomba. Leônidas tinha sido convocado para a Seleção Carioca no lugar de Nilo que contundido não poderia jogar naquela tarde contra os paulistas.

Após mudar de roupa e ainda surpreso, Leônidas tratou de se apresentar à Federação, e a tarde deslumbrava a plateia marcando os dois gols da vitória dos cariocas sobre os paulistas, por 2 x 1.

Este foi Leônidas da Silva, o famoso Leônidas, o “Homem Borracha”, o “Diamante Negro”, que viria a ser mais tarde, o mais famoso artilheiro brasileiro, e um dos mais famosos atacantes do mundo, na década de trinta. [...] 

Apesar do pouco tempo que jogou no Bonsucesso, três anos, Leônidas despontou para o futebol carioca, brasileiro e mundial, numa ascensão tão rápida, só comparada a carreira de Pelé.

O Descobridor.

Leônidas foi descoberto pelo olho clínico de Lúcio de Almeida, que após conversar com Manuel Caballero sobre aquele “negrinho”, recebeu a incumbência de trazê-lo para o Bonsucesso, tendo Lúcio quebrado lanças para incorporá-lo em nossa equipe. [...] Lúcio recorda com saudades uma partida inesquecível realizada na gávea, contra o Flamengo, quando o Bonsucesso realizando uma das suas maiores apresentações, conseguiu um honroso empate de 3 x 3, com gols de Leônidas (2) e Gradim. Lúcio,afirma que foi a maior partida disputada por Leônidas, e a equipe formou com Medonho, Alvarenga e Heitor; Nico, Eurico e Cláudio; Carlinhos, Rapadura, Gradim, Leônidas e Miro.

Ribeiro Marques.

Galeria Diamante Negro. 
 Leônidas no Cesso. Foto postada por Fabinho Pinho no Facebook.

 Leônidas (3º em pé da esquerda para a direita) na equipe do Cesso em 1932. 
A formação da foto venceu o Palestra Itália no amistoso em São Paulo por 3 a 1,
com um gol marcado por Leônidas. Foto: Revista Rubro-Anil.

Leônidas, como jogador do Cesso (2º em pé da esquerda para a direita), na formação da Seleção Brasileira Campeã da Copa Rio Branco de 1932 em Montevidéu. 
O Brasil venceu o Uruguai por 2 a 1, com dois gols do Leônidas.  
Foto: Blog Relíquias do Futebol.



2 comentários:

  1. MUITO LEGAL, O BONSUCESSO PODERIA CRIAR UMA CAMISA COMEMORATIVA PARECIDA COM ESSA DO LEÔNIDAS, COMTRAÇOS UM POUCO MAIS MODERNOS PARA NÃO FUGIR DA PROPOSTA, PARA COMEMORAR O CENTENARIO DO CESSO E DO DIAMANTE..... VALEU PROFESSOR HAJA CORAÇÃO..!

    ResponderExcluir