domingo, 8 de julho de 2012

Domingo Com H: Campeão No Maracanã.


George Joaquim.
O Bonsucesso Futebol Clube conquistou dois títulos em dois grandes estádios do futebol brasileiro. Em 1959 levantou o título no Estádio da Fonte Nova participando do Torneio Adroaldo Ribeiro Costa. Em 1967 conquistou no Estádio Mário Filho, o Maracanã, o Torneio Paulo Rodrigues. Sérgio Mello publicou uma espetacular matéria no site Cacellain sobre a conquista do Bonsucesso no Maracanã e repasso aos amigos leitores da Folha Rubro-Anil mais esta marca histórica do nosso querido suburbano.


A Matéria:Resumo das Seis Rodadas do Torneio.

Primeira Rodada.

O jogo de abertura aconteceu no sábado, no dia 18 de novembro (preliminar de Flamengo 1 x 1 América FC, pelo 2º turno do Campeonato Carioca). O Bonsucesso goleou o São Cristóvão por 5 a 1. Os gols do Bonsuça foram de Gilbert (três vezes), Gibira e Enos, enquanto Tião fez o de honra para o time Cadete. No domingo, no dia 19 de novembro (preliminar de Fluminense 2 x 0 Vasco da Gama), a Portuguesa Carioca e o Madureira empataram em 1 a 1. Os gols foram assinalados por Carlos Alberto para o Madura, enquanto Humberto marcou para a Lusinha Carioca.

Segunda Rodada.

O Bonsucesso não repetiu e boa atuação no primeiro jogo, e acabou derrotado pela Portuguesa Carioca, no sábado, dia 25, por 1 a 0 (preliminar de Botafogo 2 x 1 América F.C.). O único gol foi assinalado pelo atacante Zezinho. No domingo, no dia 26 (preliminar de Bangu 3 x 1 Flamengo), São Cristóvão e Madureira empataram em 1 a 1. Edmílson marcou para o São Cri-Cri e Miguel fez o tento do Tricolor Suburbano.

Terceira Rodada.

Na quarta-feira, do dia 29 de novembro (preliminar de Fluminense 3 x 1 América F.C.), enfim, o São Cristóvão conquistou a primeira vitória: 1 a 0 na Portuguesa, com gol de Castilho. No dia seguinte (30 / 11 – na preliminar de Botafogo 1 x 0 Flamengo), o Bonsucesso voltou a não jogar bem, mas dessa vez conquistou os dois pontos: 2 x 1 no Madureira. Fifi e Ivo Sodré marcaram para o Bonsuça e Miguel fez o de honra para o Madureira.

Quarta Rodada.

No sábado, no dia 2 de dezembro (preliminar de Flamengo 0 x 3 Vasco da Gama), a Portuguesa se reabilitou ao vencer o Madureira por 1 a 0, com gol do atacante de Zezinho. No domingo, no dia 03 de dezembro (preliminar de América F.C. 0 x 1 Bangu A.C.), o Bonsucesso voltou a reencontrar o São Cristóvão. E mais uma vez nova goleada. Dessa vez pelo placar de 3 a 0, com dois gols de Gilbert e o outro marcado contra pelo zagueiro Sulimar.

Quinta Rodada.

No sábado, no dia 9 de dezembro (preliminar de Bangu A.C. 3 x 2 Vasco da Gama), o primeiro placar em branco. Madureira e São Cristóvão ficaram no 0 a 0. Então, no domingo, no dia 10 de dezembro (preliminar de Botafogo 1 x 1 Fluminense), Bonsucesso e Portuguesa entraram em campo, na luta pela liderança. O Bonsuça liderava com seis pontos, enquanto a Lusinha está logo atrás com cinco. O que parecia ser um jogo complicado ficou tranquilo para o Bonsucesso, que venceu por 3 a 1, e conquistou com uma rodada de antecipação o título inédito do Torneio Paulo Rodrigues. Com gols de Fifi, duas vezes, e Enos para o Bonsucesso, e Pedro Paulo para a Portuguesa.

Sexta e Última Rodada.

Na quarta-feira, no dia 13/12 (preliminar de Botafogo 3 x 1 Vasco da Gama), Portuguesa e São Cristóvão encerraram a sua participação no torneio com um empate em 1 a 1. Rui abriu o placar para a Portuguesa, enquanto Lopes deixou tudo igual. A última partida aconteceu no dia seguinte, no dia 14/12 (preliminar de Bangu A.C. 2 x 1 Fluminense). Já com o título assegurado, o Bonsucesso não repetiu o empenho e acabou derrotado pelo Madureira por 2 a 1. Anísio e Miguel marcaram para o Madura e Valdir fez o tento do campeão Bonsucesso Futebol Clube.

 O Jornalista Nelson Rodrigues Entrega o Troféu à Equipe do Bonsucesso.


A Edição de 10/12/67 do Jornal dos Sports registrava como estava o Bonsucesso para o jogo contra a Portuguesa.

 Bonsucesso Sem Três Para Defender Ponta.

Sem contar com Gilbert, Amaro e Valdeir, todos contundidos, o técnico Antoninho estava indeciso na escalação do time do Bonsucesso, que defende hoje a liderança do Torneio Paulo Rodrigues, frente à Portuguesa, na Preliminar de Botafogo x Fluminense.
Como Gilbert não passou no teste final, continuando a acusar dores na coxa direita, o treinador lança Giriba na ponta-direita, pois acha que o ataque se movimentou bem com sua entrada e criou situações mais perigosas dentro da área.
Meio:
O problema do meio de campo foi resolvido Fifi no lugar de Amaro. No apronto de sexta-feira ele trabalhou com eficiência na armação das jogadas, indo à frente e voltando com facilidade para a recuperação, deixando Antoninhjo mais tranquilo.
A contusão de Valdir – seu cotovelo está inchado – deu oportunidade a que Dejair tivesse vez no time titular, sendo de observar o empenho com que ele atuou no coletivo-apronto.

Excursão.
O empresário Wilson Moreira esteve ontem em Teixeira de Castro e conversou com o Diretor de Futebol Joaquim Teixeira, oferecendo uma excursão ao exterior no princípio de 68 e com duração de dois meses.
Venda:
Outra visita à sede do Bonsucesso foi a do Vice-Presidente do Flamengo Sr. Gunnar Goransson, a fim de tratar da contra dos jogadores Ivo e Gilbert com o Sr. Joaquim Teixeira.
O Bonsucesso que havia pedido NCr$ 80 mil só pelo passe de Ivo, acabou concordando na venda deste e mais Gilbert, por essa quantia, na condição do Flamengo pagar os 15 por cento a que têm direito os jogadores.

Página do JS

A Edição de 11/12/67 do Jornal dos Sports Descreveu A Conquista do Bonsuça:

O Bonsucesso ao vencer na tarde de ontem (no domingo, no dia 10/12/1967), à Portuguesa, por 3 a 1, na preliminar de Fluminense e Botafogo, sagrou-se Campeão antecipado do Torneio Paulo Rodrigues. O time rubro-anil dominou completamente as ações do jogo, e a vitória foi decisiva, pois o segundo colocado está a quatro pontos distantes do líder, quando falta apenas uma rodada para encerra-se o certamente.
Foi uma partida relativamente tranquila para o Bonsucesso, que teve um excelente trabalho no meio de campo onde Ivo, Paulo César e Fifi desarmavam todas as investidas adversárias. Fifi foi a grande figura do Bonsucesso, assinalando dois gols belíssimos, decidindo assim o título em prol do clube.
Domínio Total:
O domínio do Bonsucesso, na primeira etapa do jogo era marcante, muito embora seu ataque pecasse por não chutar em gol. Aos 5 minutos, Gibira que era o melhor atacante do Bonsucesso passava por Zeca e atirava para Roberto praticar a primeira defesa difícil do jogo, numa das poucas investidas iniciais.
O trabalho de Ivo e Paulo César era ótimo, pois todas as jogadas partiam do meio-campo da Portuguesa. O time rubro-anil sentia, entretanto, a falta de seus dois ponteiros, Gilberto e Waldir, principalmente de Waldir, pois Djair, seus substitutos, não correspondia, apesar de todos os seus esforços para acertar.
Fifi aos 29m, depois de Enos, atirar na trave esquerda, colocava a bola com muita categoria no canto direito de Roberto sem chance nenhuma para o goleiro que já se encontrava batido, abrindo a contagem para o Bonsucesso, que já merecia estar vencendo. O ataque da Portuguesa, nada produzia, tendo em Léo era o único jogador que procurava chutar e levar algum perigo para o gol de Jonas. Mas quem quase voltou a marcar para o Bonsucesso quase no final do primeiro tempo, com Ivo cobrando uma falta de Zeca sobre Giriba. Colocou Enos frente à frente com Roberto, desperdiçando o jogador oportunidade de ampliar o marcador, chutando para fora.
Final:
O Bonsucesso voltou para o segundo tempo mais tranquilo, pois a vitória que poderia ter sido maior no primeiro tempo, seria explorada neste período. O time da Portuguesa, que não conseguia concatenar seus ataques, não oferecia nenhuma resistência, decaindo de produção a cada minuto.
Enos em cabeçada fulminante aumentava a contagem, quando eram decorridos 10 minutos e a defesa da Portuguesa ficou parada assistindo ao atacante completar a jogada. Depois deste gol, o Bonsucesso acomodou-se em campo, permitindo que a Portuguesa subisse ao ataque e equilibrasse o jogo. Num desses contra-ataques, Léo que era o único atacante da Portuguesa, recebeu na frente de Luís Carlos, e quando ia marcar aos 20, o lateral rubro-anil aterrou o atacante, cometendo pênalti indiscutível, que o juiz marcou. Cobrou Pedro Paulo sem chances para Jonas, diminuindo para a Portuguesa.
Esta que procurava o empate de qualquer maneira, teve suas pretensões jogadas por terra, com o terceiro gol do Bonsucesso. Enos em jogadas toda complicada, a seu feitio, passou por dois adversários e deu a Fifi que vinha acompanhando a jogada e chutou forte com a bola batendo ainda no travessão, quando eram decorridos 32 minutos.
Depois do terceiro gol do Bonsucesso, a Portuguesa apertou a meta de Jonas, mas não levou sorte definindo-se o placar que deu o título ao time rubro-anil.  

Ficha Técnica:


Local: Estádio Mário Filho (Maracanã)
Árbitro: Hélio Alves
Auxiliares: Jorge Paes Leme e Waldir da Rocha
Bonsucesso: Jonas, Luís Carlos, Paulo Lumumba, Dutra e Albérico; Paulo César e Ivo; Gibira, Enos, Fifi e Djair. Técnico: Antoninho
Portuguesa: Roberto, Miguel, Simões, Zeca e Beto; Elcio e Pedro Paulo; Humberto, Ari, Zezinho e Léo. Técnico: Tuneca.
Gols: Fifi (29’/1º T), Enos (10’/2º T), Pedro Paulo (20’/2º T), Fifi (32’/2º T).

Classificação Geral.

Nº.
CLUBES
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
Bonsucesso FC
08
6
4
0
2
14
6
8
AA Portuguêsa
06
6
2
2
2
5
6
-1
Madureira AC
05
6
1
3
2
5
6
-1
São Cristóvão FR
05
6
1
3
2
4
10
-6

Artilharia.

5 gols – Gilbert (Bonsucesso FC);
3 gols – Fifi (Bonsucesso FC); Miguel (Madureira AC);
2 gols – Enos (Bonsucesso FC); Zezinho (Portuguêsa);
1 gol   – Gibira, Ivo Sodré e Valdir (Bonsucesso FC); Anísio e Carlos Alberto (Madureira); Humberto, Pedro Paulo e Rui (Portuguesa); Castilho, Edmílson, Lopes e Tião (São Cristóvão FR).

Fonte: Artigo de Sergio Mello/Cacellain.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário