domingo, 29 de julho de 2012

Domingo Com H: A Pioneira Camisa de Faixa Diagonal do Cesso.


Os amantes do futebol podem adquirir mais conhecimentos do mundo da bola lendo a espetacular obra de Laércio Becker “Do Fundo do Baú – Pioneirismos no Futebol Brasileiro”. E não precisa visitar uma livraria, basta clicar sobre a imagem que está no blog (a mesma imagem desta matéria). Neste livro há um capítulo sobre “As Primeiras Camisas Com Faixa Diagonal” do futebol brasileiro.

O autor cita vários clubes que adotaram a faixa diagonal no uniforme: Libermorro FC (AM), Internacional de Porto Alegre, EC Galícia (BA), América Mineiro, etc. Alguns não usam mais este modelo, mas tradicionais conhecidos dos torcedores brasileiros ainda adotam como o Vasco da Gama, Tuna Luso e Ponte Preta.
 
O Vasco da Gama foi fundado como clube de remo em 1898 e adotou o uniforme com a faixa para o uso de seus atletas. No futebol, o clube da colônia portuguesa adotará o modelo em 1938 e a estreia será contra o Bonsucesso, provavelmente um amistoso em 16 de janeiro.

Como clube, honras ao Vasco por ser o pioneiro no uso da camisa com faixa diagonal. Como clube de futebol, as honras serão direcionadas para o Fluminense. O tricolor das Laranjeiras foi o primeiro clube do futebol brasileiro a adotar uma camisa com faixa diagonal. No dia 26/12/1906 o clube lançou para o ano seguinte uma camisa branca com faixa diagonal tricolor.

Mas, quando comecei a frequentar o clube, torcedores idosos passaram a informação de um uniforme adotado pelo Bonsucesso em que a camisa possuía uma faixa diagonal de cor grená. Não lembro se na conversa informaram o ano de uso.

O livro “Vai Dar Zebra” de Raymundo Quadros e José Rezende destaca na página 47 cinco jogadores da década de 50 posando para foto antes do início da partida. Cidinho, Maneco, Roberto, Soca e Tôto estavam vestindo a camisa (anil) de faixa diagonal (grená).

Mas, esta foto não vai desbancar o Vasco por ser o 2º clube no Rio a adotar a camisa de faixa diagonal. A foto que tira o pioneirismo do Vasco no futebol, tratando da faixa, é a que está sendo exibida nesta matéria. Trata-se da formação da equipe do Bonsucesso campeã da segunda divisão de 1921. Esta foto pertence a um artigo sobre o Bonsucesso publicado no Jornal O Globo de 1966.

 Os Campeões de 1921:da esquerda para direita, atletas de pé: Matias, Catraia, Eurico, Viana, Altamiro e Dona Júlia. Atletas sentados: Flávio, Cabalero, Doca, Rubens e Albérico.

Portanto, baseado nesta foto e tratando-se de um fato de 1921, o Bonsucesso Futebol Clube foi o 2º clube de futebol do Rio de Janeiro a adotar em seu uniforme a camisa com a faixa diagonal. Extinta, poderia retornar no ano do centenário para exibição em alguns jogos.

Bonsucesso Futebol Clube. Marca Histórica do Futebol Carioca.

Abração a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário