domingo, 16 de outubro de 2011

Marcas de um Vencedor.

Na Semana do Aniversário do Bonsucesso, Mais uma Lembrança destes Bravos Jovens Suburbanos.
A 1ª Equipe formada em 1913.  
Foto: Revista Rubro-Anil, Ano I, Nº 5/Dez/1938
O Bonsucesso é um clube lutador!
Nasceu no subúrbio e ganhou os campos do Brasil e do exterior. Dos clubes de futebol em atividade, sediados no Rio de Janeiro, o nosso querido clube foi o primeiro suburbano de menor investimento a ingressar na divisão da elite (1ª divisão) do futebol carioca, em 1929. Foi o primeiro suburbano de menor investimento a vencer um representante da elite do futebol carioca, em 1931(Bonsucesso 2 x 0 no Botafogo). Foi o primeiro clube suburbano de menor investimento a participar do Torneio Rio-São Paulo. Foi o 1º suburbano a chegar à final de primeira divisão contra um "grande carioca". Foi o que mais vezes participou da Taça Guanabara, ocasião em que esta era competição isolada do campeonato carioca (o campeão representava o Estado da Guanabara na Taça Brasil) e o 1º suburbano de menor investimento que atingiu a marca de 1000 partidas no campeonato carioca. Foi  o 1º suburbano a conquistar um título juvenil após a pacificação do futebol carioca, em 1939.
Desde 1918, nunca deixou de participar de um campeonato carioca e posteriormente estadual, seja nas divisões de amadores e profissionais.
O nosso grande Campeão Carioca de 1919 pela Liga Suburbana de Futebol é o maior Campeão da segunda divisão [8 títulos (incluso o título de 1918 pela Liga Suburbana de Futebol)].
Dos clubes suburbanos de menor investimento em atividade no futebol, sediados no Rio de Janeiro, é o mais antigo, mantendo-se com a mesma denominação desde a sua fundação, sem passar por fusões. O nosso campeão é a 5ª força na conquista de títulos (12) nos campeonatos e torneios, organizados pelas Ligas e Federação, amplamente divulgados e disputados com equipes principais, seja amadoras ou profissionais. Em 1967 conquistou um título no Maracanã (Torneio Paulo Rodrigues) e 1976 conquistou um título reunindo todos os tradicionais clubes cariocas de menor investimento(Torneio Valdir Benevento-invicto).
Em suas fileiras passaram mestres da arte de jogar que encantaram por onde desfilaram seus talentos. Mestres como Leônidas da Silva e Gradim, campeões pela Seleção Brasileira de Futebol em 1932 na Copa Rio Branco no Uruguai, são exemplos de um Bonsucesso vitorioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário