domingo, 9 de setembro de 2012

Domingo Com H: "Terra de Bom Sucesso".



Praça das Nações, 1939.
Foto: omelhordobairro.com
Homenageando o bairro Bonsucesso pela passagem de seu dia, 08 de setembro (Lei nº 3040 de 16/06/2000), a Folha Rubro-Anil publica partes de um texto sobre a história do surgimento do bairro e imagens que retratam dois momentos distintos de ações de valorização do bairro da Zona da Leopoldina do Rio de Janeiro. 

O material foi cedido gentilmente pelo torcedor rubro-anil e morador do bairro, Sr Dílson Monteiro.

 Praça Bonsucesso, 1929. Foto: rioquepassou.com

O texto Bonsucesso, um pouco de sua história, de autoria de João Lima, descreve importantes citações de antigos documentos dos arquivos oficiais sobre a denominação histórica. O nome do bairro pode ser originário da igreja existente próxima do então Porto de Inhaúma e que se chamava Nossa Senhora do Bom Sucesso ou, de acordo com o artigo de Laércio Becker ( http://georgejoaquim.blogspot.com.br/2012/02/domingo-com-h-bonsucesso-o-rubro-anil.html ) do nome da proprietária da fazenda.

Segundo o autor, a primeira citação de “Bom Sucesso” surge em clássico de nossa literatura histórica quando o Frei de Santa Maria em seu livro Santuário Mariano (1708/1710) menciona que na área da Arquidiocese do Rio de Janeiro, onde se lê: “Para a banda do mar e há pouca distância do Santuário de Nossa Senhora da Conceição seria, provavelmente, a Igreja de Santo Antônio de Lisboa, da Fazenda do Engenho da Pedra se vê o engenho do Tenente-Coronel Félix Correia e nele a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso”.

Segue o texto que, em 1714, o Tenente-Coronel vende a fazenda para o Dr. Francisco Luiz Porto, casado com dona Cecília Vieira do Bonsucesso, proprietários na época de outras fazendas.

João Lima concluiu seu texto destacando que o progresso do bairro surgiu em 1917 por Guilherme Maxwell de Gonzaga Bastos que comprou uma chácara e depois loteou, denominando o loteamento de “Bairro dos Aliados” do qual surgiu em 1918 a então Praça das Nações, as avenidas Nova York, Paris, Londres e Bruxelas.

 Capa do Estatuto da União Progressista de Bonsucesso/1937: Órgão representativo dos Comerciantes e Moradores  da Estação de Bonsucesso. O Grande Benemérito do Bonsucesso, Domingos Vassallo Caruso, foi o Presidente da Assembléia Geral. Acervo: Dílson Monteiro.

Programação do Evento 4ª Semana de Bonsucesso/2003
Acervo:Dílson Monteiro.


Abração a todos.
George Joaquim
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário